sexta-feira, 3 de abril de 2009

web 2.0

Essa é a menina dos olhos atualmente... web 2.0. Menina, mas num sei se é gênero feminino, nem deve ter essa classificação, coisa de biologuês. Isso... a web é viva, mas não tem gênero. E é de tod@s. A informação circula livre, leve e solta. Conecta e sincroniza pessoas, compartilha dados, forma redes. É leve porque é processada em cada computador, no meu, no seu, cada vez que acessamos o google Docs ou o Twitter. Baixamos o software no pc e, na hora de salvar, os dados são enviados para o servidor e ficam lá. E outras pessoas podem acessar, diferente de ficar apenas no seu - ou meu - computador. O que você faz fica disponível e esse é o processo de gerar informações ao invés de apenas consumi-las - protagonizar ações. Bloggar faz parte dessa história de compartilhar, exemplo disso que estou escrevendo agora, que é resultado de uma chuva de idéias que teve no trampo hoje. Gostei pacas, disponibilizo porque pode fazer sentido pra quem está lendo. Outra ferramenta é o Delicious, tageando links de determinados assuntos, construindo caminhos e referências; posso ver o que voce mais curtiu de determinada tag. E coloco as minhas tags (tags = etiquetas, como palavras-chave, sistemas que agregam). Delicious é o "favoritos" do seu navegador, só que on-line e compartilhada. Outra ferramenta, o famoso Orkut e afins. Flicker para compartilhar fotos. E muitas outras ferramentas que seguem essa linha de plataforma, como wikis. Palavras que pra mim fazem todo sentido em sistemas biológicos, como compartilhar, cooperar, ciclar, agora fazendo conexões neuronais na web. Padrões em rede e cooperações, reproduzindo o sentido da vida. Isso faz todo sentido pra mim... e pra você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário